Comunicação

Comunicação

Sociedade Psicanalítica do Recife

Queridos Colegas.

Durante a pandemia, alguns coordenadores de Clínica Social motivados pela necessidade de trocar experiências e busca de pertencimento institucional iniciaram encontros mensais. A partir daí, o sentimento de coletividade que emergiu de demandas semelhantes e diferentes, em contextos institucionais diversos apontou a necessidade de reconhecimento e pertença junto a FEBRASI. Hoje denominado Grupo Dialogando. Marcela Marsaioli Stein (Campinas/SP) e Erbon Elbsocaierbe (SPFOR) tem liderado com dedicação e determinação a organização e continuidade deste grupo.

Com o andamento e progresso das atividades do Grupo Dialogando com a Clínica Social formado por diretores das clínicas sociais e departamentos de atendimento psicanalítico das federadas, em atendimento à demanda do grupo apresentada ao presidente da FEBRAPSI na gestão anterior, Hemerson Ari Mendes, foi criada a Comissão/Comité Clínica Social que já se encontra em fase final de implantação como parte da estrutura da FEBRAPSI.

 

Além de possibilitar a troca de experiencias e intercâmbios entre as federadas no campo do funcionamento das Clínicas Sociais – relevantes para o psicanalista em formação e a prestação de serviço perante a comunidade, reforçando o compromisso das instituições psicanalíticas no âmbito da responsabilidade social. Temos contribuído para a inclusão de candidatos com vulnerabilidade econômica na formação psicanalítica. Tal ação está em consonância com as preocupações de Freud e os pioneiros da Psicanálise, de que esta fosse acessível à população em situação de vulnerabilidade. Assim surgiram as Clínicas Sociais relatadas por Elizabeth Danto em seu livro as

Clínicas Públicas de Freud (2019).

Agora todos fazem parte deste empreendimento – membros das sociedades e psicanalistas em formação pelos institutos. Conquistamos lugar garantido nos congressos da FEBRAPSI. Lugar de pertença para expormos trabalhos concernentes à teoria e clínica psicanalíticas, bem como os resultados de pesquisas realizadas na seara do atendimento clínico social – dentro do padrão

IPA de atendimento psicanalítico.

Para tanto, convocamos os colegas a contribuírem – da forma como lhes for conveniente -, com sugestões ou a inestimável participação nas atividades e projetos da nossa Clínica Social.

Esperamos contar com o precioso apoio para a realização das atividades da

Clínica social.

Coordenação e equipe da Clínica Social SPR-PE

Claudia Galamba Fernandes; Crisales Resende; Jurandir; Macedo; Stela

Santana; Vitor Barreto.

Localização

Sociedade Psicanalítica do Recife ©2024. Todos os direitos reservados.