• (81) 3228-1756
    (81) 3226-0462

  • sprsecretaria@uol.com.br

  • Rua Belarmino Carneiro,
    249 Madalena, Recife - PE

O INSTITUTO

O primeiro requisito para participar da Formação Psicanalítica na Sociedade Psicanalítica do Recife (SPR), é o interesse em aprofundar-se na Teoria e na Técnica da Psicanálise. Isto é o primordial.

Como acompanhamos os standards para a formação psicanalítica propostos pela International Psychoanalytical Association (IPA), alguns requisitos formais precisam ser observados.

O interessado precisa possuir graduação universitária, sendo mais natural que esse interesse venha a ser despertado em médicos ou psicólogos. Entretanto a SPR, por meio de sua Comissão de Ensino, considera a possibilidade do ingresso em seu programa de formação de profissionais de outras áreas. Essas pessoas terão seu currículo avaliado e poderão vir a ser convidados a participar de uma entrevista. O exame do currículo e eventualmente da entrevista, possibilitará a Comissão de Ensino avaliar e decidir sobre a participação deste profissional no processo de seleção.

Para os médicos e psicólogos, assim como para os profissionais de outras áreas referendados pela Comissão de Ensino, serão necessários entrevistas, normalmente 3 (três) entrevistas individuais com analistas diferentes, no propósito de subsidiar o processo de seleção. Os casos excepcionais de qualquer natureza serão examinados por membros da Comissão de Ensino.

Todos os interessados na formação psicanalítica precisarão fazer uma análise pessoal com um analista didata da Sociedade. Antes do início dos seminários, será necessário que tenham cumprido um período de um ano desta análise. Porque a análise pessoal faz parte do tripé em que a transmissão da psicanálise apoia-se, esta análise deverá acompanhar quase todo o período de formação.

Os interessados que satisfizerem esses requisitos e forem aprovados pela Comissão de Ensino, iniciam um programa de formação teórico e clínico que inclui seminários e supervisões individuais e em grupo. A duração desse programa é flexível e varia de acordo com cada pessoa.

O interesse de todas as pessoas pela psicanálise e por nossa sociedade é sempre muito bem-vindo. Caso tenha interesse em obter informações mais detalhadas sobre os procedimentos de inscrição para a seleção, teremos prazer em lhe enviar um resumo desses procedimentos e uma ficha de inscrição. Informações mais aprofundadas podem ser obtidas diretamente na Sociedade.

 


Requisitos para Formação Analítica



Documentação exigida para aspirante à formação analítica do Instituto de Psicanálise da SPR.

1. Apresentação de Curriculum Vitae documentado a ser entregue com 2 cópias.
2. Preenchimento da ficha de inscrição.
3. Xerox autenticada da Carteira de Identidade,. CPF, Diploma de Graduação e Pós-graduação, (se houver)
4. 1 foto – 3x4.
5. Pagamento das entrevistas. A confirmar o novo valor
6. Agendamento das 3 entrevistas de seleção
7. Após a conclusão das entrevistas, aguardar o retorno do Instituto e da Comissão de Ensino.



Para fazer a formação é necessário entrar no processo seletivo conforme etapas abaixo: • Aguardar comunicação para fazer 3 entrevistas, com 3 analistas ditadas da SPR.
• O resultado das entrevistas será enviado por carta via correio, ou por e-mail.
• Aprovado na primeira fase das entrevistas, o pretendente à formação será informado que deverá fazer análise didática 4 vezes por semana com um analista didata da SPR, por um ano, ou será orientado para fazer análise pessoal e voltar após um ano, para novas entrevistas.
• Após um ano da análise de 4 sessões, realizar a segunda fase das entrevistas com os mesmos entrevistadores da primeira fase. Sendo aprovado na segunda entrevista, será informado para começar o curso de formação quando houver uma nova turma. O pretendente aceito deverá manter a sua análise didática com o seu analista, mesmo que ainda não tenha uma turma pronta para iniciar o curso.
• Forneceremos a relação dos analistas ditadas.
• A formação tem duração de quatro anos e meio. Os seminários são ministrados duas vezes por semana com duração de 2 horas cada seminário. O curso é composto de seminários eletivos, teóricos e clínicos, supervisões (individual e coletiva), seminários clínicos em grupo, análise didática quatro (04) vezes por semana, trabalhos teóricos, relatórios de supervisões de casos clínicos e trabalho de conclusão teórico/clínico.





Baixe a ficha de inscrição



Instituto de Psicanálise da SPR
Diretoria

Sociedade Psicanalítica do Recife © 2017. Todos os diretitos reservados.
Site Criado e mantido por PROJECT NEWS INTERNET SOLUTIONS